O 3BAtwin – Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging Twinning – é um projeto Twinning da União Europeia, coordenado pela FCiências.ID/CIÊNCIAS-ULISBOA (FC.ID/CIÊNCIAS). O projeto tem como objetivo capacitar a FC.ID/CIÊNCIAS com conhecimentos específicos e ferramentas que permitam acelerar a transição da Imagem Médica por Micro-ondas (MMWI) do laboratório para a prática clínica. Isto será alcançado através do estabelecimento de uma colaboração sólida com os parceiros do projeto: a University of Galway (GALWAY) na Irlanda, e o Politecnico di Torino (POLITO) em Itália.

O 3BAtwin foi lançado no dia 1 de setembro de 2024, e a reunião inicial do projeto decorreu nos dias 2 e 3 de outubro no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, em Lisboa, com 29 participantes (25 presencialmente e 4 online), incluindo investigadores, administradores e estudantes da FC.ID/CIÊNCIAS, GALWAY e POLITO.

A reunião começou com uma visão geral do projeto, delineando os pacotes de trabalho, atribuição de líderes e pela definição de datas-chave para os próximos três anos. Para promover o espírito de equipa, foi organizada uma atividade de interação e um jantar social. Os participantes visitaram os laboratórios do IBEB, e no segundo dia, os representantes da FC.ID, GALWAY e POLITO apresentaram as suas investigações. A reunião terminou com uma visita ao TecLabs, a incubadora de CIÊNCIAS, para conhecer o seu ecossistema de inovação.

Financiado pela União Europeia (3BAtwin: GA 101159623). As opiniões expressas são, no entanto, da exclusiva responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da EREA. Nem a União Europeia nem a autoridade concedente podem ser responsabilizadas por elas.

Para mais informações sobre o projeto: