O Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) colabora no ensino de 3 cursos do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa:
- Licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica
- Mestrado em Engenharia Biomédica e Biofísica
- Doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica
Vem estudar Engenharia Biomédica e Biofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa!
Estamos na Universidade de Lisboa (ULisboa) – a maior universidade do país – num campus com 250 hectares, no centro de Lisboa, no Campo Grande, ao lado das Faculdades de Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, Psicologia, Letras com as quais temos ligações. De realçar o Hospital de Santa Maria no campus da ULisboa.
Na Universidade de Lisboa existem também, fora deste campus várias outras escolas, por exemplo o Instituto Superior Técnico, Medicina Veterinária, Agronomia também com interesse para ligações. Dentro da Universidade de Lisboa, os alunos podem escolher unidades curriculares opcionais de qualquer curso de qualquer escola da ULisboa.
Na Faculdade de Ciências temos diversas interações interdisciplinares com os Departamentos de Informática, Química, Estatística, Matemática, Biologia Animal e Biologia Vegetal.
Temos inúmeros acordos de cooperação com centros de investigação, empresas e hospitais, a nível nacional e internacional. Estes beneficiam os nossos alunos para colaborações pontuais e/ou locais de estágio e missões.
O Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica, já com mais de 30 anos (fundado em 1992), está exclusivamente dedicado à área de investigação desta área, tendo formado centenas de estudantes entre os quais alguns dos melhores professores e investigadores da FCT-UNL e IST-ULisboa.
Os nossos alunos têm desde o início (1º ano) contacto com o meio hospitalar.
Os nossos alunos fazem um estágio no 3º ano que pode ser feito em Portugal ou no estrangeiro, nos melhores centros de investigação ou hospitais da Europa, Estados Unidos ou Austrália.
Recebemos muitos alunos dos vários ciclos de ensino por diversos acordos, o mais relevante ERASMUS+.
A interface da ciência com a Tecnologia é a mais rica. Alguns dos problemas mais fascinantes da ciência envolvem a Engenharia Biomédica que tem um papel fundamental na grande revolução que está a atravessar a Medicina moderna.
Esta área, além do rigor e profundidade da ciência, tem uma componente prática de utilização de tecnologias de grande poder, que para quem tem sensibilidade aos valores humanos tem um encanto muito especial.
Contactem-nos para visitas (a título individual ou turmas de escolas) à Faculdade de Ciências e ao Instituto para nos conhecer melhor!