Nuno Silva, aluno do mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica de Ciências ULisboa a estudar no Translational Medical Device Lab, da National University of Ireland, em Galway, no âmbito de uma bolsa Erasmus+, venceu juntamente com o colega Eoghan Dunne, o Innovation Award da Explore Competition.

O projeto distinguido permite de uma forma simples, rápida e eficaz detetar anatomicamente a correta posição da sonda nasogástrica, alimentando mais rapidamente o paciente e sem necessidade de realizar radiografias. Com esta solução inovadora é possível melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes, melhorando ainda o sistema nacional de saúde. Nuno Silva e Eoghan Dunne foram orientados por Martin O’Halloran e Laura Farina da instituição de acolhimento.

A colocação de uma sonda nasogástrica pode revelar sérios problemas patológicos, quando acidentalmente é introduzida nas vias respiratórias ao invés do estômago. Atualmente são recomendados dois tipos de verificação para corretamente saber onde foi introduzida a sonda nasogástrica: um teste de pH pode ser realizado a uma porção de fluido aspirado pela sonda; a realização de uma radiografia verifica a posição da sonda. Em ambos os testes, os pacientes precisam de esperar várias horas até à correta confirmação da localização da sonda nasogástrica. Ambos os testes representam grandes custos para o sistema nacional de saúde, quer pelos recursos utilizados, quer pelo tempo perdido por parte dos profissionais para confirmarem a posição da sonda.

Untitled-1_0

Texto por
DF Ciências com ACI Ciências

Categorias: Notícias

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *