Leonor de Oliveira Pires

Gabinete no IBEB

1.09

Contactos

E-mail: ldpires[at]ciencias.ulisboa.pt

Redes profissionais

Tópicos de investigação
  • Realistic Computer Modelling
  • Medical Imaging
  • Non-invasive Brain and Spine Stimulation
  • Artificial Intelligence
  • 3D and VR Modelling

Biografia

Leonor de Oliveira Pires, nascida em 2000, é estudante de doutoramento e investigadora no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB). Concluiu a Licenciatura em Ciências da Engenharia – Engenharia Biomédica e Biofísica em 2021 e o Mestrado em Engenharia Biomédica e Biofísica em 2023, ambos na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

Realizou um estágio no KU Leuven Robot-Assisted Surgery Group em 2021, onde trabalhou num algoritmo de aprendizagem automática para a deteção de falhas na colocação de parafusos pediculares em modelos 3D, utilizando imagens de ultrassom intravascular.

Durante o Mestrado, a Leonor realizou um segundo estágio no IBEB. O trabalho teve como objetivo otimizar o campo elétrico induzido na estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) no córtex motor, através de simulações numéricas computacionais, o que resultou num artigo de conferência, apresentado em poster na “44th Annual International Conference EMBC 2022”.

A sua dissertação de Mestrado focou-se no estudo das alterações da conectividade funcional associadas à Doença de Parkinson (DP), aplicando inteligência artificial explicável (XAI). Foi desenvolvido um classificador com uma rede neuronal convolucional para classificar matrizes de conectividade cerebral, com o objetivo de identificar pacientes com Doença de Parkinson. Métodos de XAI foram usados para identificar potenciais biomarcadores funcionais da DP.

Desde janeiro de 2024, a Leonor está a frequentar o Doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica na FCUL. A sua investigação está inserida no Consórcio Internacional DC4MND – “Investigação Multidimensional Mecanística da Estimulação Trans-Espinhal por Corrente Contínua na Doença do Neurónio Motor” (Projeto ID JPND/0003/2022). O seu papel envolve o desenvolvimento de modelos computacionais realistas baseados em ressonância magnética de sistemas in vitro (iPSC) e in vivo (murinae), para simular e otimizar os efeitos da estimulação trans-espinhal por corrente contínua (tsDCS) nestes sistemas. Mais tarde nesse ano, uma bolsa de quatro anos foi atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para prosseguir com o seu doutoramento.

Atualmente, a Leonor é cofundadora e diretora de tecnologia da startup de tecnologia médica IMAGI Health, e Assistente Convidada na FCUL.

Publicações

Publicações em revistas

Publicações em conferências

Andreia S. Videira, Diogo Canadas, Leonor De O. Pires, Alexandre Andrade, Hugo A. Ferreira, Pedro C. Miranda, Sofia R. Fernandes (2022) How the Number and Distance of Electrodes Change the Induced Electric Field in the Cortex during Multichannel tDCS, Proceedings of the Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society, EMBS 2022-July, p. 2357-2360, doi:10.1109/EMBC48229.2022.9871114

Capítulos de livros

Dissertações/Teses

Categorias: , ,