icones-sociais-facebook icones-sociais-linkedin

logo-ibeb-side-area
NM2 (2)
NM2 (2)

Contacts

email

google SCHOLAR

connections

orcid  research_gate  linkedin

full cv

DOWNLOAD

NUNO MATELA

Subdirector, Teaching Staff

BIOGRAPHY

Nuno Matela licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 2002. Depois de completar este ciclo, ingressou no programa doutoral em Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e completou o doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica pela mesma faculdade em 2008.

 

Durante o doutoramento trabalho no desenvolvimento de algoritmos de reconstrução para mamografia por emissão de positrões, integrado num projecto internacional que levou à construção de dois protótipos para diagnóstico de cancro da mama baseados nesta tecnologia.

 

Atualmente, Nuno Matela é Professor Auxiliar Convidado, em regime de exclusividade, do Departamento de Física da FCUL, sendo responsável por unidades curriculares principalmente do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica. Entre 2003 e 2013 foi professor da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, onde foi responsável por disciplinas de física e imagem médica do curso de Radiologia.

 

O principal tópico de investigação de Nuno Matela é a imagem médica, em particular as aplicações ao diagnóstico de cancro da mama. Está interessado em temas como Tomossíntese mamária, mamografia por raios-X, imagem em medicina nuclear, processamento e reconstrução de imagem, classificação de lesões e programação em GPU.

 

Desde que acabou a sua licenciatura, Nuno Matela participou em 11 projetos financiados, orientou 30 teses de mestrado e orienta 2 teses de doutoramento, todas relacionadas com imagem médica. Tem 22 artigos publicados em revistas científicas, 34 resumos em atas de conferências, 1 capítulo de livro e mais de 40 apresentações em referências.

 

A investigação que realiza é potenciada por parcerias estratégicas com hospitais e centros de investigação de referência, como por exemplo Julich Research Center, Hospital da Luz (HdL), Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO-FG) ou a Fundação Champalimaud e com parceiros industriais, como a Siemens Medical Solutions ou PETSysElectronics.

GALERIA