icones-sociais-facebook icones-sociais-linkedin

logo-ibeb-side-area
GinaCaetano-FotoArtigo
GinaCaetano-FotoArtigo

Contactos

email

GOOGLE ACADÉMICO

ligações

orcid research_gate linkedin

cv

VER CV

GINA CAETANO

Equipa de Professores

BIOGRAFIA

Gina Caetano licenciou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 2001, e completou as cadeiras do programa doutoral em Biofísica/Física Médica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 2003. O seu interesse em neurociências e a combinação de informação temporal e espacial no estudo da função cerebral motivaram o início do seu percurso científico.

 

Gina Caetano completou o grau de Doctor of Science (Tech) em 2008 pela Helsinki University of Technology (actual Aalto University School of Science), com trabalho realizado no Brain Research Unit (BRU) sob a supervisão de Riitta Hari (MD, PhD) e Veikko Jousmäki (PhD). GC produziu resultados inovadores nos tópicos da interação audio-táctil, sistema humano mirror-neuron e ritmos cerebrais, tendo para tal utilizado metodologia como experimentação psicofísica, magnetoencefalografia, e ressonância magnética funcional.

Ainda na Finlândia, GC prosseguiu com investigação pós-doutoral em nocicepção, enquanto trabalhava part-time no Advanced Magnetic Imaging Centre, Aalto University (gestão/física).

 

No final de 2008 GC iniciou um período pós-doutoral no Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences (IBILI), Universidade de Coimbra, tendo em 2009 ganho um contrato Investigador através do Programa Ciência 2008. GC assegurou o financiamento de 2 projetos como IP, 1 projeto como co-investigador, e 2 projetos como membro de equipa. O seu trabalho focou em neurociência clínica, processos neurodegenerativos, cognição e função oculomotora—contemplando as doenças de Huntington ou Alzheimer, e insónia psicofisiológica. Conseguiu manter colaborações ativas com a Universidade de Aveiro e os Hospitais da Universidade de Coimbra.

 

No outono de 2016, GC iniciou um período pós-doutoral no LaSEEB, Instituto de Sistemas e Robótica/LARSyS, Instituto Superior Técnico. O seu objetivo visou estruturar um novo laboratório EEG com enfoque nas aplicações de interface homem-máquina e neurofeedback. Gina Caetano supervisionou trabalhos, incluindo investigação em neurofeedback visual e auditivo no domínio das bandas alfa.

 

GC é presentemente Professor Auxiliar Convidado a 100%, no Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo integrado a equipa de investigação do IBEB.

GALERIA