ibeb_about-lr

O Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) é uma unidade de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fundado em 1992. A sua atividade centra-se na investigação e no ensino pós-graduado dos princípios biofísicos e das aplicações biomédicas que permitam uma melhor compreensão de algumas patologias humanas. A atividade científica do IBEB está organizada em 4 linhas temáticas transversais de investigação, nas quais participam os seus 14 membros doutorados.

O IBEB contribui também para programas de Mestrado e de Doutoramento em Engenharia Biomédica e Biofísica oferecidos pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, participando ainda noutros programas de formação pós-graduada oferecidos tanto em Ciências como em conjunto com outras Escolas da ULisboa. Até agora, esta contribuição para a formação em Engenharia Biomédica deu origem a cerca de 60 Teses de Mestrado e 30 Teses de Doutoramento.

MISSÃO

A missão do IBEB é contribuir para a melhoria do conhecimento e treino científicos relacionados com a física e a fisiologia em oncologia e neurociências, para benefício da sociedade.

OBJECTIVOS

Os principais objectivos do IBEB centram-se na contribuição para a obtenção de respostas para as seguintes questões científicas gerais:

Q1.Como usar imagens médicas para detectar tumores em estadios precoces e prever a sua evolução de forma mais fiável?

Q2. Como usar formas inovadoras para o tratamento de cancro e reduzir os efeitos colaterais do tratamento?

Q3. Como estimular o cérebro de forma não invasiva e usar essa interação para fins terapêuticos?

Q4. Como estão organizadas as conexões funcionais entre as diferentes partes do cérebro em condições saudáveis e patológicas?

Para atingir estes objectivos o IBEB coloca em prática:

O1. O apoio à investigação criativa e ambiciosa.

O2. A ênfase nas abordagens multi- e inter-disciplinares.

O3. O uso dos princípios físicos e de engenharia em Diagnóstico e Terapia.

O4. O apoio à formação pré- e pós-graduada em Engenharia Biomédica.

O5. Oportunidades de investigação translacional e clínica.

O6. O desenvolvimento de parcerias estratégicas que complementem e potenciem as suas áreas de excelência.

O7. O desenvolvimento de interações com a indústria para promover a inovação e a criação de valor.

O8. Uma relação de proximidade com a sociedade.

O9. O aumento da satisfação e das aspirações dos jovens Engenheiros Biomédicos.

PLANO ESTRATÉGICO

As nossas linhas de investigação colaboram com diversas instituições nacionais e internacionais.

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE

Relatório de actividades mais recente (FCT)

EQUIPA